Mostra do Museu de Arte Sacra apresenta obras inspiradas na Santa Ceia

Mostra fica em cartaz de 24 de março a 06 de maio e, além de peças emprestadas por colecionadores e inéditas produzidas por Luiz Bhittencourt, público poderá criar e pintar em peça interativa

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, recebe, de 24 de março a 6 de maio, a mostra “A Última Ceia”, do artista plástico brasileiro Luiz Bhittencourt. Com curadoria de Jorge Brandão, além de telas inéditas produzidas pelo artista, estarão em exibição também peças que foram emprestadas por colecionadores ao MAS/SP.

Tomando como ponto de partida a última ceia de Jesus com seus apóstolos antes de ser preso e crucificado, a mostra apresenta inúmeras facetas de personagens diversos e, por meio dos traços característicos de Luiz Bhittencourt, traduz todo simbolismo metafísico envolvido nesta cena bíblica.

Para a mostra serão apresentadas 25 obras produzidas em técnicas que variam entre óleo sobre tela, acrílica sobre lona e carvão, acrílica e óleo sobre MDF, além de uma peça interativa, onde o público poderá criar e pintar. Durante o período da exposição, Bhittencourt estará realizando uma performance onde pintará um quadro.

De caráter essencialmente expressionista, o trabalho de Luiz Bhittencourt se apropria de formas cubistas e geométricas, dando origem a elementos figurativos e composições em traços fortes.

Entre os anos de 2006 e 2011, o artista se viu entre a produção artística e a tomada de um importante passo em sua vida pessoal. Neste período, ingressou na Ordem de São Bento e se dedicou à vida de monge beneditino, sem, no entanto, se abdicar da arte. “Essas são obras do final de uma fase de sua vida em que, ainda como postulante a ser ordenado monge no Mosteiro de São Bento, tentava definir seu melhor caminho para ‘falar’ de Deus, como religioso ou como artista plástico. Tendo vencido o caminho de artista, segue produzindo uma obra que obriga o visitante a encarar suas próprias dúvidas”, diz José Carlos Marçal de Barros, diretor executivo do MAS/SP.


Exposição: “A Última Ceia
Artista: Luiz Bhittencourt
Abertura: 24 de março de 2018, sábado, às 11h
Período: 25 de março a 6 de maio de 2018
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Horário: de terça-feira a domingo, das 9 às 17h (bilheteria das 9 às 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes e idosos pagam meia); grátis aos sábados
Técnicas: Óleo sobre tela, acrílica sobre lona e carvão, acrílica e óleo sobre MDF
Número de obras: 27


Imprensa:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Silvia Balady – silvia@balady.com.br / Zeca Florentino – zeca@balady.com.br
Tel.: (11) 3814-3382

Compartilhar