MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

Apresentação
Por que o esquecido coração da Ásia ainda atormenta a atualidade? “Meninos de Zinco”, de Svetlana Aleksiévitch, colocou a nu a desastrosa experiência soviética no Afeganistão. O livro, criado a partir de relatos individuais, expõe os efeitos da retórica e da força bruta sobre os destinos de milhões de pessoas. Mas agora, com o advento de outra invasão operada por Moscou, somos forçados a encarar novamente certas cicatrizes que pareciam ter ficado para trás. A mensagem de Aleksiévitch ganha assim força renovada, e pode nos ajudar a entender melhor a crescente instabilidade do século XXI.

Data: 04 de agosto de 2022
Aula 1. Bailando com as palavras
“Meninos de Zinco”: a obra, o gênero, a tradição literária. Svetlana Aleksiévitch e seus referenciais. A literatura como palco de conflito entre eslavistas e ocidentalistas.

Data: 11 de agosto de 2022
Aula 2. Afeganistão, o túmulo dos Impérios.
Geografia e a história, um território de fraturas e sua população em movimento. Invasões, acomodações, desastres. Desafiando dinastias: as vantagens do nomadismo.

Data: 18 de agosto de 2022
Aula 3. Das jardineiras hippies aos tanques soviéticos.
As ilusões do desenvolvimento. Um mundo arcaico acossado pela modernidade. A “hippie trail”, desbunde, exotismo e a mística do Oriente. A juventude “internacionalista”, a esperança por uma humanidade mais igualitária e melhor.

Data: 25 de agosto de 2022
Aula 4. Corvos brancos.
Traídos pela pátria, esquecidos pela história. O retorno inglório dos “afegãos” (os ex-combatentes) numa sociedade que não mais lhes pertencia.

PROFESSOR
Plinio Freire Gomes
É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Datas: 04, 11, 18 e 25 de agosto de 2022 (quintas-feiras)
Aulas: das 15h00 às 17h00
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 200,00
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar