O Curso acontecerá na forma presencial

Apresentação
Neste curso, serão apresentados diversos aspectos pouco estudados na história das imagens, através de aspectos encontrados na pintura, na literatura, na gravura, no cinema e na literatura. Considerando que a educação visual e a pedagogia da memória se deram através destas imagens e suas duplicações, repetições e cópias. Invenções como a perspectiva, a representação dos corpos santos, a fisiognomonia e o caminho do souvenir buscarão esclarecer a política da educação visual.

Dia 8 de setembro de 2022
Corpos Místicos: as representações dos fantasmas, dos santos e suas “partes” como um todo.

A cidade Ideal da Perspectiva: a invenção da perspectiva e sua relação com a política excludente das cidades.

Dia 15 de setembro de 2022
A fabricação do Outro: A fisiognomonia, a frenologia e a relação com as teorias de raça e superioridade.

A História do Souvenir: Como os objetos contrabandeados, roubados e copiados serviram como forma de circulação de movimentos artísticos, técnicas e relações com as culturas do passado.

Professora
Maria do Céu Diel é Professora Associada III, aposentada pela EBA UFMG, dedicando-se atualmente à gravura em metal em seu ateliê próprio. Também realiza pesquisas sobre a arte da memória, suas imagens e repercussões. Foi professora do programa de Pós-Graduação da EBA UFMG, tendo orientado mestrados e doutorados. Apresentou suas pesquisas em diversos congressos nacionais e internacionais e foi artista residente em Veneza e Pesquisadora Bolsista da Fundaciòn Carolina em Granada e Professora Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.

Público
O curso será voltado para artistas plásticos, pesquisadores das imagens, professores de arte, historiadores e público interessado em geral.

Datas:  08 e 15 de setembro de 2022 (quintas-feiras)
Aulas
: 15h00 às 17h00
Valor: R$ 90,00 à vista