O Museu de Arte Sacra promove, o Curso Livre: “A Fé na História da Arte Brasileira: Uma viagem pela História da Arte Sacra no Brasil por meio do acervo do MAS” com o Prof. José Augusto Novas.

Objetivo do curso
Apresentar a Arte Sacra presente no Brasil com suas mudanças de estilo e construção das obras segundo os costumes devocionais presentes no Brasil desde o século XVI; e com base em sua natureza devocional religiosa, conhecer a trajetória de uma imagem ou quadro pelo dia a dia do povo com seus costumes e cultura que fizeram de cada imagem uma peça única em seu tempo e lugar, mesmo quando inserida como parte de um amplo contexto de estilo artístico na História da Arte.

DOCENTE
José Augusto Novas é graduado em Artes Visuais, Pedagogia e Letras Português e Inglês, pós-graduado em Arte Educação, Educação Musical, Psicopedagogia, Docência do Ensino Superior, Teologia e Filosofia. Professor, artista e restaurador há mais de 15 anos é pesquisador acadêmico com trabalhos em diversos países.

Programa:
Dia 15 de agosto: Arte Sacra brasileira. A fé e a religiosidade desde o século XVI
Dia 19 de setembro: Imagens religiosas. Estilos e técnicas a serviço da fé.
Dia 24 de outubro: Como o fiel se relaciona com as imagens religiosas? As orações nas igrejas e em casa, a limpeza e a conservação das imagens populares no ambiente doméstico, as imagens em seu aspecto histórico e museológico.
Dia 21 de novembro: A cultura, a fé e os hábitos do dia a dia e suas influências nos estilos artísticos presentes na Arte Sacra.

Dias: 15 de agosto, 19 de setembro, 24 de outubro e 21 de novembro (quartas-feiras)
Carga horária: 8h
Valor: R$ 150
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.