Nossa aula visitará a história da Real Fábrica de Ferro.
As primeiras tentativas de fundição de ferro na região ocorreram no século XVI, mas só depois de mais de duzentos anos, a Coroa portuguesa decidiu investir em aumentar a escala da produção. Isso levou à construção de novos fornos e à importação de diversos técnico e engenheiros.
Mais duzentos anos se passaram e agora podemos visitar um conjunto de edifícios históricos composto por residências de operários, casas de segurança, grandes fornos de fundição e enormes salões para fabricação de máquinas, armas e equipamentos. Nossa historia diante da revolução industrial.

Entre os destaques das edificações remanescentes da fundição Ipanema estão:

– Casa da Guarda: edificação de dois andares com vista para a represa e para a administração da fundição. Em 1840, recebeu uma bela porta de ferro em comemoração à declaração da maioridade de D. Pedro II.
– Casa das Armas Brancas: enorme edifício que serviu para a fabricação e depósito de armas utilizadas inclusive na Guerra do Paraguai.
– Sede da administração: servia como edifício administrativo e casa do diretor da Real Fábrica de Ferro, além de hospedar Dom Pedro II em um anexo durante suas visitas à região.
– Fornos de fundição: conjunto de três fornos da Real Fábrica de Ferro de Ipanema. O forno à direita na foto foi construído em 1885 e nunca foi usado, enquanto os dois geminados à esquerda foram construídos em 1818 e foram os responsáveis por toda a produção da fundição.
– Casas de operários: não é possível entrar em nenhuma das cerca de 10 casas remanescentes, pois todas estão repletas de vegetação ou correm risco de desabar. Ainda assim, rendem belas fotos e complementam o lado industrial do complexo.
Há ainda outros edifícios que podem ser vistos apenas de fora, como a serraria (que está sendo restaurada e, aparentemente, ainda é usada para o trabalho de manutenção do local) e as oficinas de refino, além de outros marcos interessantes, como a represa Hedberg (responsável pela energia hidráulica que movimentava as máquinas da Fábrica)

Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas, atividades públicas, restauros que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores

Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280)
ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
Araçoiaba da Serra – próximo de Sorocaba

Prof. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho
, possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação. É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com ênfase em Yung. Na Pós-graduação do Senac é professor de branding, ferramentas de comunicação institucional, metodologia científica e marketing digital

INVESTIMENTO
R$ 230,00 à vista ou R$ 260,00 (02 vezes) dinheiro ou depósito bancário. Após o envio do comprovante sua inscrição estará formalizada.
Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.

Incluso:
– Transporte (ônibus , ar condicionado,TV, toalete) que ficará à disposição durante a viagem.
– Ingresso na Fazenda

Não incluso
– despesas com refeições, bebidas.

Saída e Retorno: Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Rua Jorge Miranda, 43
Data: 21 de setembro de 2019 (sábado)
Horário de saída: 7h30
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Ponto de encontro: estacionamento do Museu – Rua Jorge Miranda, 43
Horário retorno: previsão – 18h no estacionamento do Museu
Carga horária: 10h
No final do curso o aluno receberá o certificado.
Vagas: 30 (trinta)

Importante: A lista dos passageiros completa com nomes e RGs precisam estar no DNER com antecedência.