MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


APRESENTAÇÃO
O curso aborda a percepção do espaço arquitetônico: forma, função e beleza (Marcus Vitruvius Pollio – século I a.C.) e discorre ao longo de seis encontros sobre as expressões artísticas que necessitam da arquitetura como suporte: a pintura mural, azulejo, mosaico, entre outros, traçando um panorama desde a arte rupestre até o movimento muralista no século XX exemplificando as técnicas de execução e alguns estudos de caso quanto às problemáticas de preservação desse patrimônio. O curso destina-se ao público em geral, estudantes, historiadores, arquitetos e profissionais conservadores e restauradores.

OBJETIVO
Traçar um panorama das expressões artísticas que utilizam a arquitetura como suporte, ressaltando a relação entre a pintura parietal e o espaço edificado, e como o uso do espaço arquitetônico está diretamente ligado à preservação do patrimônio. Apresentar os estilos e técnicas na execução da pintura parietal, com estudos de caso de conservação e restauro de monumentos e sítios com destaque para a pintura em afresco. Refletir sobre as problemáticas quanto a preservação da arte mural e compreender como os significados atribuídos aos espaços que a constituem representam um valor adicional que transcende a sua materialidade.


CRONOGRAMA:

11 de Junho de 2021
Aula 1 – Compreensão das relações entre o formato arquitetônico e a percepção do espaço: forma, função e beleza. Cronologia da arte parietal da Antiguidade ao Renascimento. O papel da arte mural na disseminação da informação e algumas situações de conservação e restauro de monumentos e sítios.

18 de Junho de 2021
Aula 2 – O Barroco e o Rococó com o auge da pintura ilusionista, a arte do “tromp l’oeil”, os “faux finish” e a arquitetura fingida da “quadratura”. Introdução às técnicas e estilos da pintura mural no Brasil no período Colonial exemplificando os acabamentos fingidos e a pintura ilusionista.

25 de Junho de 2021
Aula 3 – A arte mural no século XX a partir do movimento muralista no México ressaltando algumas de suas características e o seu desenvolvimento no Brasil. As técnicas de arte mural revisitadas como o mosaico e o azulejo no retorno das antigas técnicas aplicadas às novas expressões artísticas associadas à arquitetura moderna e contemporânea.

02 de Julho de 2021
Aula 4 – O afresco: origens, materiais e etapas de execução. A degradação do afresco e algumas de suas patologias características, com exemplos das ações de preservação e conservação. O histórico da introdução da pintura em afresco no Brasil com o estudo de caso da obra de Fulvio Pennacchi.

09 de Julho de 2021
Aula 5 – A conservação e restauro de pinturas murais, as etapas de análise de patologias e propostas de tratamento do patrimônio edificado. Abordagem das cartas patrimoniais e as teorias da conservação. Problemáticas e soluções nas propostas de intervenção exemplificando algumas das situações de conservação e restauração de monumentos.

16 de Julho de 2021
Aula 6 – Discussão sobre a problemática da reintegração e reconstituição cromática de pinturas. Algumas das soluções na conservação de pinturas parietais e a recomendação do ICOMOS. A adequação entre teoria e prática com a metodologia e os materiais utilizados no estudo de caso da restauração das pinturas murais de duas igrejas paulistas.


Silvana Borges é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e restauro arquitetônico de pinturas murais: prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Presta assessoria na elaboração de levantamentos e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica, Bens Móveis e pequenos acervos. Profissional associada ao CAU, AATESP, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia, arte sacra, oficinas de arte, materiais e técnicas artísticas com abordagem das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Integra o Grupo de Pesquisa: A imagem de Deus: Religião, História e Arte do LABÔ (Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP). Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução da sua obra e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos, e já receberam inúmeras premiações e troféus com participação em exposições e presentes em acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083


Datas: 11, 18 e 25 de Junho e 02, 09, 16 de Julho (sextas-feiras)
Horário: das 16h às 18h
Valor: R$ 300,00 à vista.
Carga horária: 08 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Compartilhar